Acessibilidade:

Para entrar dentro do veículo e alcançar a posição desejada é muito simples. Basta pressionar o botão "On" no controlo remoto, para abrir o portão traseiro e fazer descer a rampa elétrica. Em simultâneo e, de forma automática, a suspensão pneumática desce, posicionando o veículo a um nível muito próximo do solo, fazendo com que a inclinação da rampa seja tão reduzida que permite o acesso em cadeira de rodas manual com esforço reduzido.

 

A rampa elétrica é coberta com um material antiderrapante, para poder entrar e sair do veículo, sem riscos de segurança, ou seja as pessoas que utilizam cadeiras de rodas, podem entrar e sair do veículo por si mesmo sem ter que depender de qualquer tipo de mecanismo eletrónico.

 

Ambos os bancos dianteiros foram equipados com um dispositivo automático, elétrico que permite a sua fixação simples e segura no posto de condução e de acompanhante. A cadeira de rodas receberá também um dispositivo que permite a sua ancoragem, em alternancia com os bancos ou seja, a segurança na fixação dos bancos e das cadeiras de rodas torna-se automática, sendo operada pelo premir de um simples botão que se encontra no painel de instrumentos.  

 

Estas duas placas de ancoragem, não servem apenas para a fixação das cadeiras de rodas mas, também para retirar e repor os bancos originais do veículo duma forma rápida e segura e de forma a que outras pessoas possam utilizar e conduzir o veículo.

 

Com este tipo de acessibilidade o proprietário deste veículo pode escolher entre ser o condutor, ou o passageiro, em qualquer momento, independentemente de ser utilizador de cadeira de rodas ou não.

 

 

Pontos Fortes:

- Rampa de aço inoxidável, automática, desmontável e fácil de usar. Desejando, também pode ser operada manualmente.

- Portão traseiro com funcionamento automático ou manual.

- Fácil acesso para cadeiras de rodas manuais ou elétricas.

- Espaço interior generoso, tendo em conta as dimensões exteriores, compactas do veículo.

- Caixa de velocidades automática, com comando elétrico remoto.

- Travão de estacionamento elétrico

- Suspensão traseira do tipo pneumático e com sistema auto-nivelante.

- Veículo com garantia Kia de 7 anos

 

 

O projeto original do Kia Soul pode ter diferentes configurações de passageiros.

Configurações do KIA Soul eMotion:

O Kia Soul eMotion é um veículo preparado e projetado para condução em cadeira de rodas, embora possa ser também usado para viajar em cadeira de rodas no lugar do acompanhante. Baseado no moderno veículo Kia Soul, trata-se de um automóvel compacto, urbano, de linhas muito modernas e muito espaçoso. 

 

Permite aceder ao interior em cadeira de rodas elétrica ou manual com uma facilidade única. A altura total interior é de 141 cm, permitindo o acesso à larga maioria dos potenciais condutores e/ou passageiros em cadeira de rodas. O pavimento do veículo é integralmente rebaixado para permitir excelentes condições de habitabilidade, visibilidade e segurança, sem alterar a estética exterior do veículo, que fica praticamente inalterada.

 

 

Kia Soul eMotion
Kia Soul eMotion

press to zoom
Kia Soul eMotion
Kia Soul eMotion

press to zoom
Kia Soul eMotion
Kia Soul eMotion

press to zoom
Kia Soul eMotion
Kia Soul eMotion

press to zoom
1/8

press to zoom

press to zoom
000 (1).jpg
000 (1).jpg

press to zoom

press to zoom
1/48

Obviamente, existe a possibilidade de colocar uma cadeira de rodas no compartimento do passageiro traseiro também, nesta configuração a cadeira de rodas tem espaço suficiente, graças aos dois bancos individuais traseiros (opcionais) que podem ser rebatidos verticalmente.

 

As variantes de personalização do automóvel e os diferentes dispositivos de condução, essenciais para atingir os níveis de autonomia necessários, são alcançados especificados após avaliação motora de cada condutor que pretenda usar o veículo.

Toda a transformação foi sujeita a rigorosos testes de qualidade e segurança. 

 

Para obter a aprovação Europeia, o Kia Soul eMotion passou um teste de colisão frontal com uma força de 20G, e todas as outras provas solicitadas pela Diretiva 2007/46/CE (cintos de segurança, massas e dimensões, ruído, emissões, depósito de combustível, compatibilidade eletromagnética, entre outras), tornando-se  assim um veículo ideal para pessoas com deficiência motora ou similar e assegurando total autonomia ao utilizador em cadeira de rodas . 

Evoluido e refinado, o exterior do novo Kia Soul é facilmente reconhecido em instantes. Graças à opção surpreendente de dois tons e caracteristicas marcantes de design como a parte frontal evolvente, o robusto volume do arco das rodas, o perfil confiante e a traseira distinta.A dinâmica sensacional e o conforto de condução, uma carroçaria mais sólida e suspensão actualizada complementam o pacote.

Kia Soul eMotion para Condução em Cadeira de Rodas

 

 

1. Uma cadeira de rodas na posição do condutor e o banco original na posição do acompanhante.

 

2. Uma cadeira de rodas na posição do acompanhante e o banco original na posição do condutor.

 

3. Uma cadeira de rodas na posição de condutor e uma cadeira de rodas na posição do acompanhante.

 

4. Bancos originais, tanto na posição do condutor como na posição do passageiro dianteiro. Uma cadeira de rodas na 2ª fila.

 

5, 6 e 7. Em qualquer caso, é possível combinar entre uma a três cadeiras de rodas , rebatendo os bancos da 2ª fila os assentos traseiros na posição vertical, aifm de poder transportar mais um passageiro em cadeira de rodas.

 

 

Nota:

É sempre possível utilizar o Kia Soul eMotion com os seus dois bancos originais na frente e os dois bancos traseiros rebatíveis (opcionais) na parte traseira, sem qualquer cadeira de rodas.

 

Equipamento do Veículo: 

 

  • Caixa de velocidades automática 

  • Condutor e  passageiro da frente com airbags laterais, airbag traseiro e frontal

  • Sistema de travagem auxiliar (B.A.S.)

  • Controlo eletrônico de estabilidade (E.S.P.)

  • Sistema de controlo de tração (T.C.S.)

  • Sistema de travagem anti bloqueio (A.B.S.)

  • Travão de estacionamento elétrico 

  • Vidros elétricos

  • Fecho central de portas

  • Arranque do motor sem chave

  • Ar condicionado com filtro antipartículas

  • Radio com CD / MP3 + 7 Colunas, AUX e USB, cabo iPod®.

 

 

Sem dúvida este é um dos projetos mais elaborados e sucedidos, que proporciona uma versatilidade incomparável na utilização, e oferece oportunidades de condução e transporte fantásticas e extremamente flexíveis.

 

 

Segurança: 

 

O Kivi Soul emotion é o único carro para condução em cadeira de rodas a ter a homologação Europeia de acordo com a Diretiva 2007/46 / CE.

 

Por esta razão, em todos os países da Comunidade Europeia, não é necessário sujeitar o veículo a nova homologação, sendo isto um sinal de confiança e notoriedade assinalável.

 

Para obter este tipo de Homologação de Tipo, o Kivi Soul eMotion foi sujeito a rigirosos testes de colisão frontal a 20G, além de todos os outros testes que constam da Diretiva 2007/46 / CE (fixação de cintos de retenção, massas e dimensões, nível de som, emissões, tanque de combustível, sistema de travagem, compatibilidade eletromagnética, acessórios internos).

 

Especificações: 

 

 

 

Please reload

Motor

1.6 CRDI Turbo Diesel, Common-Rail

Cilindrada (cm3)                = 1.582

Diâmetro e Curso /mm)     =  77,2 x 84,5

Potência (cv/rpm)              = 128 / 4.000

Binário Máximo (Nm/rpm) = 260 / 1.900-2750

Dimensões e Pesos

Prestações e Consumos

Compr. / Larg. / Alt. (mm) = 4.140/1.800/1.606

Distância entre eixos (mm) = 2.570

Tara (min-max) (kg)           = 1.308/1.463

Peso bruto (kg)                  = 1.920

Nº de lugares                     = 2/4

Número de portas              = 5

 

Aceleração dos 0 - 100 km/h = 11,2 

Velocidade máxima km/h  = 180

Consumos

Cidade ( l/100 km)    = 6,1

Estrada ( l/100 km)   = 4,4

Misto ( l/100 km)       = 5,0

Emissões CO2 (g/km) = 6,1